sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Inovação e união na pecuária

Eficiência e mercado da carne são os assuntos do segundo dia da Expoativa

O I Fórum de Perspectivas da Pecuária Gaúcha iniciou na manhã desta sexta-feira ensolarada no auditório móvel do SENAR. Sob o tema Eficiência e Mercado, os primeiros palestrantes expuseram casos de sucesso em meio a provocações, no sentido positivo, aos pecuaristas presentes. As atividades da tarde ocorreram no Pavilhão Tecnológico iniciando com a exposição de linhas de financiamentos para os pecuaristas das instituições Banco do Brasil e BRDE e a mesa-redonda Perspectivas do Mercado da Carne Bovina com a participação de entidades de classe e associações de criadores. O Fórum encerrou com a Rodada de Negócios da Raça Jersey com cerca de 300 animais certificados pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCETB).

Provocações e troca de experiências

Provocações para incentivar o produtor pecuário
Os profissionais da SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócio) comandaram o turno matutino objetivando incentivar os produtores a pensar em inovações em suas propriedades para atingir resultados ainda mais satisfatórios através da eficiência. Davi Teixeira abordou a integração lavoura-pecuária como alternativa para excelência da atividade agrícola, mas deixando claro que o sistema não é uma “receita de bolo pronta para todos”. Comprovando isso, encerrou a manhã expondo casos de sucessos de produção exclusivamente pecuária, como da Fazenda Paraíso em Arroio Grande, e de integração como é o caso da Fazenda Rincão Querência e da Cabanha Cerne.
Estratégia e competitividade foi o título que anunciou a fala de Roberto Grecelli. O consultor expôs as mudanças do mercado pecuário advindas principalmente da globalização, apontando os locais que mais vendem e os que mais compram gado, comparando realidades e incitando os produtores a repensarem seus processos, especialmente no que tange agregar valor ao produto e envolver o setor industrial, tópicos elencados como desafios atuais. Grecelli vê a questão da indústria mais delicada e defende a criação de uma política de envolvimento devido a interdependência das partes.

União e força da representatividade

Representantes chamam o produtor para a luta
A mesa-redonda vespertina constitui-se em chamamento coletivo à participação efetiva dos produtores pecuários nas ações das entidades de classe e associações de criadores. O presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório, Rodrigo Costa, abriu a mesa que contou com a presença de Maria Helena Ferreira, presidente da 7ª Regional e representante da Farsul no evento, Ubirajara Anselmi, presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, Paulo Loppa, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, Ricardo Vinhas, presidente da Associação Rural de Pelotas, e Roberto Grecelli, consultor da SIA, que palestrou pela manhã.
O discussão girou em torno da necessidade de união dos produtores para conceder poder de negociação e pleito aos seus representantes junto a indústria, governo e imprensa. Para conseguir o atendimento a suas demandas o produtor não pode manter-se alheio as conquistas pleiteadas pelo setor, como por exemplo o valor justo do gado, tanto de corte quanto de leite. Certificação também esteve em pauta, processo visto como fundamental para incrementar a qualidade da produção pecuária e garantir valor. Outra necessidade inerente ao setor está na inovação. “Para melhorarmos a pecuária de corte em produtividade precisamos conhecer o que vem sendo feito e nos adequar e para melhorar a rentabilidade temos que apoiar as entidades de forma efetiva”, afirmou Loppa.

Terra do Jersey

396 animais colocados à venda
Desafio de posicionar Cerrito como a Terra do Jersey começou a ser enfrentado a partir da rodada de negócios realizada através da parceria entre Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito, Núcleo de Criadores de Jersey das mesmas cidades e do SEBRAE-Sul. O momento que encerrou contou com a presença dos 22 produtores que disponibilizaram 396 animais da raça para venda. O carro-chefe da ação é um catálogo elaborado para divulgar aos futuros compradores com versões on-line e impressa. A iniciativa surgiu devido à necessidade dos produtores articularem melhor os processos de comercialização e atingir valores justos pelos animais de qualidade produzidos na região, segundo o gestor de agronegócios do SEBRAE-SUL, Juliano Bolzoni. A inspiração para realização da Rodada de Negócios da Raça Jersey surgiu da Rodada de Negócios de Terneiros ocorrida em maio deste ano que proporcionou a venda de toda oferta disponibilizada por preços bem acima dos praticados na ocasião, ainda com custos de comercialização mais baixos ao produtor.

 Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário